segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CupCakes de Caramelo


 Apetecia-me fazer uma receita nova, estava a pensar em petit gateux, mas o ideal é tirá-los do forno e comê-los de seguida e como tinha de os transportar comigo para fazer um miminho a um jovem jogador de basquete não podia ser.Foi aí que me lembrei de fazer cupcakes mas faltava-me o sabor, e acreditem pensei em vários, e nenhum me soava... Foi então que um dia destes de manhã ia eu a caminho do trabalho a ouvir música quando a música fala em caramelo... e fez-se luz.... CupCakes de caramelo, quando falei no assunto a algumas colegas de trabalho ficaram entusiasmadas, e decidi experimentar.

Para ficar a par de todas as novidades já sabe é só fazer "GOSTO" em https://www.facebook.com/pages/Tenta%C3%A7%C3%A3o-de-Sabores/134828736586573 !

Cá está a receita, espero que gostem, nós por cá gostámos muito!




Ingredientes:

Massa dos CupCakes:

4 Ovos
175g de manteiga
150g de açúcar
200g de farinha
1 colher de chá de fermento
                                                      Caramelo q.b

Cobertura:

350g de açúcar em pó
175g de manteiga amolecida (não derretida)
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de aroma de baunilha ou caramelo


Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso, junte as gemas e envolva bem.
Junte o fermento à farinha e vá juntando à mistura anterior, batendo muito bem até começar a borbulhar, aí estará no ponto.
Junte caramelo a gosto, e por fim bata as claras em castelo e junte à massa, misturando com cuidado.
Deite em formas e leve ao forno até ficarem dourados.
Enquanto os cupcakes estão no forno façaa cobertura, bata o açúcar com a manteiga e misture bem. Junte a água e a baunilha ou caramelo e continue a bater até obter um creme liso.Reserve no frigorífico para decorar os cupcakes quando estes estiverem frios, se necessário volte a bater o creme.


Dicas : Tenha em atenção à quantidade de caramelo que coloca na massa uma vez que este é muito doce, para que os cupcakes não fiquem demasiado doces, se gostar muito do sabor a caramelo é preferível cortar um pouco no açúcar da massa para poder "abusar" um bocadinho mais do caramelo.
Relativamente à cobertura a minha sugestão é que deixe a manteiga fora do frigorífico algumas horas ou até de um dia para o outro uma vez que esta deve estar mole e não derretida pois se estiver derretida não vai conseguir fazer o creme.
Na massa eu usei caramelo feito por mim na hora, que solidificou muito rápidamente pelo que optei pelo aroma de baunilha na cobertura e ficou delicioso pois para além do cheirinho que dá faz um bom contraste com o caramelo do cupcake.


Sem comentários:

Enviar um comentário