quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Açorda de Bacalhau com ovo escalfado "di mamãe"

Ora cá estou novamente com mais uma delicia..... Esta receita é da minha mamã, pois é sou filha de 2 grandes cozinheiros e à coisas que só me sabem bem feitas por eles :) e esta é uma delas, mas como a vontade era muita, liguei para a mamã e pedi a receita, segui a receita à risca e digo-vos que foi como se tivesse sido feita por ela..... Sabia à açorda dela... Bem comi que parecia que ia rebentar e soube-me a pouco (fiz 2 vezes numa semana... eu sei eu sei.... devem estar-me a chamar-me doida mas não comia açorda à tanto tempo)..... No alentejo este tipo de açorda pode ter outro nome (sopas de pão se não me engano, e desculpem-me se me engano) mas digo-vos uma coisa, seja com que nome for conhecida esta receita eu adoroooooooooooooo..... E espero sinceramente que gostem, é ideal para quando se tem pão que está a ficar duro e que não queremos estragar (nem deitar fora) é rápida e fácil de fazer :)
Deixo-vos a receita, e não se esqueçam de se manter atentos à nossa página no facebook, https://www.facebook.com/pages/Tenta%C3%A7%C3%A3o-de-Sabores/134828736586573 .
Bons cozinhados!!!



















Ingredientes para 2 pessoas:
1 Tomate (maduro e sem pele)
1 Cabeça de alho (ou mais se gostar)
1 Azeite qb
 1 Posta de Bacalhau (se for alta, ou 2 pequenas)
Pão (tipo Mafra) a gosto
2 Ovos
Coentros a gosto

Preparação:

Coza o bacalhau e reserve o bacalhau e a água da cozedura do mesmo.
Num tacho coloque o azeite e deixe ficar bem quente, assim que estiver bem quente coloque os alhos e o tomate sem pele picados e deixe alourar, atenção não é para refogar, é só para alourar e desfazer um pouco o tomate. Junte o bacalhau e a água onde o mesmo foi cozido, assim que começar a ferver junte o pau e mexa com cuidado para envolver o pão no caldo.
Ponha os ovos, tape e deixe cozinhar, nesta fase não mexa para não furar os ovos.
Sirva enquanto tiver caldo.



Sem comentários:

Enviar um comentário